Olá pessoal,
Pelo visto estou bem inspirado, dois posts em um dia só!
Pois então… A história do dia é a respeito de uma recente aquisição/presente que recebi, que foi um notebook Dell XPS15, modelo L502X, mais precisamente falando.
Dell XPS 15 L502X
A princípio, tudo foram flores, aparelho possante, tela FullHD, etc. Com exceção do modelo mais recente do Core i7 e do HD de estado sólido, este veio com tudo o que tinha direito.
E os defeitos começaram a aparecer…
Primeiro, era o botão do teclado, que não funcionava se pressionado da metade para a esquerda. Coisa simples? Mas que incomoda bastante no dia-a-dia, escrevendo muitos textos. Fora isso, uma ou outra tecla também não funcionava corretamente.
Por incrível que pareça, o touchpad também não funcionava 100%.  O botão esquerdo estava mais elevado que o direito, e “arranhava” ao ser pressionado.
Outro defeito era uma coisa que ocorria com certa frequência, sempre que a tela do LCD era levantada, ou quando o computador ia para a bateria. O LCD ficava “zuado” (perdoe-me o termo, é uma expressão que designa um funcionamento anormal). O efeito era algo como um aumento expressivo do contraste, somado a borrões e perda bem perceptível da qualidade da imagem. O efeito durava por alguns segundos, mas incomodava.
Em uma dessas ocasiões, além do efeito do LCD, uma peça interna do computador começou a fazer uns apitos, parecido com buzzer de computador, somado a uns estalos. Pensei que era o disco rígido, mas não voltou a acontecer. Por um tempo.
Então… Não imaginava passar por tudo isso, ainda mais com um computador topo de linha, que deveriam ser os melhores, os que deveriam passar pelo crivo mais fno de inspeção…
Vocês devem estar se perguntando: E a assistência da Dell? A novela…
Entrei em contato com eles.
Em primeira instância, chegaram a trocar o LCD, o teclado e o touchpad. O teclado ficou 100% e o touchpad também, mas o LCD continuou a apresentar problemas.
Entrei em contato novamente, e um técnico veio e trocou a placa-mãe do notebook. Não sei porque cargas d’água colocam a placa de vídeo literalmente soldada na placa-mãe.
E acreditem…? O defeito continuou. Não satisfeito, foi procurar na internet, já suspeitando em um possível problema de linha ou de modelo. E não foi por acaso que encontrei um sujeito, relatando seu defeito em um fórum da Dell dos EUA, com o mesmo problema. Ele foi seguido por mais uns 2 ou 3 relatando a mesma coisa, até que uma pessoa surgiu com uma solução: Tudo não se passava de um problema gerado pelo modo de economia de energia do driver da placa de vídeo da Intel, que vem junto ao processador Core i7. 
Desabilitando o modo de economia, o problema cessou.
E… Passado algum tempo… Lembram do problema dos estalos e zumbidos? Ele voltou.
Acabei tendo que entrar em contato com a Dell umas três vezes para tentar resolver este problema. Foi um pouco complicado, primeiro porque eu não tinha muito tempo para ficar em casa no horário de atendimento da Dell, pois ao relatar meu problema eles pediam para que eu estivesse com a máquina em mãos para executar os testes.
Comecei a ficar impaciente, pois o problema dos zumbidos e dos estalos já havia ocorrido umas quatro vezes. Não era a ventoinha, pois a mesma funcionava perfeitamente. Não era o drive de dvd/blu-ray, porque não havia mídia. O principal suspeito era o disco rígido. 
Liguei o XPS15 e coloquei ele para fazer todos os testes de dispositivos do utilitário da Dell, que pode ser selecionado quando você pressiona F12 no momento do Boot. E nenhum problema foi identificado.
Ainda bem que enfim encontrei um atendente bom. Relatei todo o caso para ele. Disse que havia feito duas vezes o procedimento de testes completo, e que nada havia sido identificado de anormal. E o mesmo concluiu que era sim o disco rígido. Perguntei se haviam tido outros relatos de casos parecidos, e ele afirmou que sim. Um reparo foi agendado, e o técnico veio com um novo disco rígido. Não querendo fazer merchandising, mas o disco rígido anterior era da Samsung, e o novo é da Western Digital. 
Só sei que, apesar de todo o estresse, penso que teria sido melhor se eles tivessem me fornecido um novo XPS15, quando comecei a relatar todos os problemas, não?
Eles acabaram trocando: Placa-mãe, LCD, touchpad, teclado e disco rídigo. É quase um computador já.
Conversando com um dos técnicos que veio fazer uma das trocas, ele me disse que a Dell raramente costuma trocar o computador. Eles podem enviar todas as peças, mas não o computador. 
Enfim, depois de tudo isso, felizmente, o XPS15 agora está um foguete.
Antes, o desempenho dele não estava dos melhores. Eu estava ficando meio frustrado, pensando se era o Windows 7, se era o processador, se alguma coisa estava com problema, etc. Uma coisa que me levantou certa suspeita foi a suíte McAfee, que não pedi, mas foi “casadamente” vendida. Digo isso: É muito pesada! Depois que formatei o computador e resolvi colocar o Microsoft Security Essentials, o carregamento do Windows decolou! Ai ai…
Gosto do Windows, mas gostaria de poder usar Linux nele também. Pena que os drivers de vídeo ainda não estão muito maduros. Assim que melhorar, mando ver!
Só mais um detalhe: Acabei de ver que estão descontinuando o L502X… Céus! Tem pouco tempo que ele está no mercado, e já estão passando para um novo modelo. Tem hora que esse mercado dá susto!
Abraços,
André.
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