A Microchip mais uma vez está tendo uma iniciativa um tanto quanto “ousada” – Está doando Kits de Desenvolvimento para microcontroladores, auxiliando a disseminação de modelos aprimorados da família PIC 16F. Em destaque, está doando o MPlab Xpress Kit do PIC16F15386. Ainda não há muitos mais detalhes a respeito dessa nova placa, mas o pouco que já consegui angariar irei apresentar aqui.

Meus colegas do Embarcados anunciaram primeiramente por notícia da Microchip no Linkedin, dizendo que a Microchip estava dando outro kit. Entusiasmado como eu sou em termos de tecnologia e plaquinhas, fui atrás! Ora bolas, de graça, até injeção na testa, não?

Uma observação importante: Esse tipo de promoção só vale enquanto durarem os estoques. E é o MUNDO TODO querendo plaquinha de graça. Então vá logo garantir a sua!

Brincadeiras à parte, o link da promoção é este aqui:

http://www.microchip.com/promo/pic16f15386-form-promo

O formulário

 

Ao acessar o site informado, à sua esquerda estará um descritivo a respeito das características da família de produtos PIC 16F15386, destacando periféricos com novos recursos, novos modos de operação em baixo consumo de energia, e compatibilidade com as novas ferramentas da Microchip que permitem um rápido desenvolvimento.

Já à direita está o ponto máximo do anúncio, mostrado na Figura 1, que é o formulário para você receber o kit gratuitamente. Apesar de estar em inglês, acredito que os campos são de fácil compreensão. Dentre os campos, os que merecem uma maior atenção são “Address” (Endereço) , “City” (Cidade)  e “Country” (País). Preencha normalmente, lembrando de colocar “Brazil” em country. Já o campo “State” (estado) só tem opções para os Estados Unidos, então deixe como está o campo State (Select…), ok?

Figura 1 – Formulário para recebimento do Kit Grátis.

Uma breve confirmação

Uma vez preenchido (corretamente) o formulário, dentro em breve você receberá um e-mail anunciando que a sua placa de desenvolvimento PIC 16F15376 (opa, pera aí, não era 16F15386?) será despachada para você!

Em outras palavras, significa que a placa será enviada pra você!

Figura 2 – Imagem do e-mail de resposta confirmando envio.

O Kit

 

O kit em si parece ser pequeno, discreto e prático. A essência da coisa é expor o PIC 16F15376 (Não era… PIC 16F15386?) e seus sinais de interface, como pode ser observado na Figura 3.

A placa tem uma interface USB, que provalmente faz conexão com outro microcontrolador (PIC) que deve ser o encarregado de programar o programador principal, o PIC 16F15376, nos moldes de outras placas da iniciativa MPlab Xpress.

Figura 3 – Kit MPLab Xpress 16F15386

 

Se a placa for realmente tal como essa apresentada, ela está dividida em 2 partes: uma que é o gravador, e outra que é o microcontrolador. Observem uma linha branca, pouco depois do botão em Azul, onde está escrito “Target”. Suspeito que essa linha seja a divisória entre ambas as partes.

 

Bom… Sem mais delongas, no e-mail de confirmação de envio a Microchip envia também um vídeo no Youtube, explicando as funcionalidades dessa nova família/série de microcontroladores. Veja abaixo!

 

 

E isso já aconteceu antes

 

Em Fevereiro de 2016 a Microchip começou com a plataforma Mplab Xpress, e juntamente a essa plataforma lançou a Mplab Xpress Evaluation Board, nos mesmos moldes dessa iniciativa atual.

No lançamento desse kit/plataforma, a Microchip deixou disponível por alguns dias um formulário para cadastro para recebimento do Kit Mplab Xpress Evaluation Board. Gratuitamente, enviaram a placa e custearam o frete.

Eu recebi uma unidade, que chegou em uma caixa igual à da Figura 4. Não tive problemas com alfândega ou importação, e espero que isso não ocorra com a PIC 16F15376 também.

Figura 4 – PIC Mplab Xpress Evaluation Board.

 

Para quem perdeu a promoção, a Microchip continuou  ofertando a placa de outrasformas, seja oferecendo a mesma por 10 dólares com frete grátis (promoção que durou até o final de fevereiro). Agora, a placa está por 12 dólares, o que ainda é uma pechincha.

 

 

Em suma

 

Os microcontroladores PIC 16F15386 ou 16F15376 são compatíveis com a MPLAB Xpress  e com o MPLAB Code Configurator, que basicamente é um ambiente de programação/configuração gráfico, que agiliza e facilita o processo de setup inicial de um projeto embarcado com PIC.

Os produtos dessa nova família variam de encapsulamentos com 8 pinos (DIP) com 3.5 KB de memória de programa, até encapsulamentos QFP com 28 KB de memória Flash.

Figura 5 – Mplab Xpress IDE.

Ficou curioso? Veja um pouco sobre essa nova plataforma no Embarcados, onde é apresentado um guia de Primeiros Passos com a Mplab Xpress Evaluation Board – Neste link.

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather