Férias:
s.f.pl. Época de repouso. O corpo humano não pode atuar com toda sua potencialidade sem períodos freqüentes de repouso. 
Muitos podem entender por férias como um período de absoluto descanso e ausência de trabalho. Mas o que seria trabalho? Algo ruim, que demanda significativo esforço físico e desgaste mental? Ou como diria minha namorada, num momento de profunda reflexão e associação ímpar, o trabalho seria o pecado, consequência pela queda do homem.
Trabalho:

s.m. Atividade física ou intelectual que visa a algum objetivo; labor, ocupação.
O produto dessa atividade; obra.
Esforço, empenho.
Fig. Preocupação, cuidado, aflição.

Trabalho nada mais é do que transformar a nós mesmos e o nosso meio, através de nossas ações. Infelizmente, o trabalho da maioria das pessoas não está necessariamente ligado com o que elas gostam de fazer, e por isso temos a costumeira atribuição pejorativa ao trabalho. Mas para aqueles que trabalham realizando aquilo que gostam de fazer, o trabalho é prazer. Fazendo alusão à frase de um célebre hacker, o qual desconheço o nome, e que na época foi contratado para trabalhar numa famosa empresa de Software, simplesmente disse: não acredito que estou sendo pago pra fazer isso! 

Pro 24:3  Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece; 
No momento em que redijo este post, sou também um trabalhador. Da área do conhecimento, mais precisamente, um estudante. Desde que me dou por gente, gosto de aprender e estudar, amo o conhecimento e continuamente anseio por me aprimorar mais e mais. Alguns não chamariam isso de trabalho, afinal, não envolve passar o dia inteiro num ambiente corrido de trabalho. Não querendo entrar em alguns aspectos mais pessoais da minha vida, admito que encontrei muita resistência familiar por seguir uma vida mais intelectual e acadêmica, e não necessariamente técnica e braçal.
Pro 2:10  Pois a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será aprazível à tua alma; 
Não fossem os trabalhadores do conhecimento, não teríamos hoje os computadores, por exemplo, que lhes permitem acessar este modesto blog. A luz que alimenta todos os equipamentos elétricos da sua casa? Nem pensar. Mas também, sem os trabalhadores braçais, você não teria a casa que te fornece abrigo. Ambos são importantes.
Pro 3:13  Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento;
Aonde quero chegar com todo este devaneio? Ao simples fato de que, embora esteja oficialmente de férias de meus encargos acadêmicos, ainda continuo trabalhando. Durante as aulas, concentrei meu foco com muito esforço no conteúdo apresentado pelas ementas das disciplinas estudadas, visando meu desenvolvimento como Engenheiro, e conseqüente aprovações para o normal decorrer do curso. 
Pro 4:7  A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis adquire o entendimento. 
No tempo que tinha disponível, dentre outras atividades, reuni uma boa quantidade de livros, apostilas, tutoriais, vídeo-aulas e demais materiais, para serem saboreados e trabalhados durante estas férias. Mantenho minha mente funcionando e crescendo, longe de mim voltar para as aulas da faculdade atrofiado!
E como me encontro feliz! Alguns conhecidos ficaram impressionados com o fato de eu estar lidando com materiais avançados de computação, mesmo durante as férias. Mas isso pra mim nem chega a ser trabalho, é prazer e diversão! (Bom… Tirando os momentos de ansiedade e estresse, risos!)
Dentre as minhas metas, estão desde começar o estudo de algumas disciplinas que estudarei no 7o período de Engenharia de Computação, como também aprimorar meus dotes e conhecimentos nas áreas de programação, web e computação em geral, eletrônica e sistemas embarcados. Com tempo, também realizo leituras diversas e algumas aulas de idiomas. Não posso me esquecer de exercícios físicos, é claro! Uma boa e relaxante caminhada, seguida de um ótimo lanche matinal 😉
Como exemplo de algumas coisas que consegui fazer e já me trouxeram alegria, estão a virtualização efetiva dos sistemas operacionais FreeBSD 8.1 e MacOS X Snow Leopard, além de ter conseguido fazer funcionar alguns jogos tradicionais de Playstation no meu PSP, num típico momento saudosista daqueles bons tempos quando era adolescente.
E vem mais por aí! Em breve vou começar a programar para iPhone e Android. Aceito sugestões para programas a serem criados!
Pro 19.8 O que adquite conhecimento ama a sua alma; o que conserva a inteligência achará o bem.
Abraços.
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather