Bluetooth Low Energy, também abreviado por BLE, tem sido uma tendência nos últimos anos em se tratando de Internet das Coisas (também abreviado por IoT – hajam siglas!), dado o fato de ser uma forma de transmitir dados via rádio-frequência com a “base” do Bluetooth, mas com a capacidade de consumir muito menos energia. Tenho em mãos um kit fantástico da Cypress – o CY8CKIT-042-BLE – enviado a mim pela Tradecomp, representante deles no Brasil.

 

Figura 1 – Caixa do CY8CKIT-042-BLE.

 

Ele realmente faz “jus” ao nome de Kit – Vem acompanhado de placa-base, mais um módulo PSoC 4 BLE, um módulo PRoC 4 BLE, e um Dongle BLE para você interagir com os outros módulos usando computador. Para demonstrar quão baixo-consumo a solução consegue atingir, a placa-base vem com encaixe para pilhas tipo CR2032 (e o kit acompanha uma pilha dessas).

Figura 2 – Conteúdo do CY8CKIT-042-BLE.

E para quem não sabe, a tecnologia “PSoC” da Cypress é um misto de hardware configurável com microcontrolador – Uma espécie de LEGO onde você configura componentes de hardware em um nível mais “elegante”, por assim dizer, que o tradicional, para operação conjunta com seu software. Tudo isso é feito pela ferramenta Cypress PSoC Creator.

Figura 3 – PSoC é um LEGO!

Plaquinha por plaquinha ainda dá uma bela de uma brincadeira, mas quando a coisa vai também para Smartphones, fica ainda melhor. Digo isso pois uma grande parcela de smartphones modernos é compatível com BLE, e a Cypress disponibiliza fontes para criação de Apps Android e iOS capazes de interagir com PSoC 4 BLE. Como eu sou mais Android, vou postar o link dos fontes do Android! Brincadeiras à parte, a “aplicação modelo” deles é chamada CySmart, disponível na Play Store, com mais detalhes aqui.

Figura 4 – Aplicativo CySmart para BLE.

Eu fiz um vídeo-review dessa maravilha tecnológica, e segue abaixo no YouTube.

 

 

Curtiu? Deixe aqui seus comentários! Dentro em breve pretendo fazer mais algumas “gracinhas” com esse kit.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather